31.10.01

Dia de Gibi Novo: Holy Avenger Especial e Sakura Card Captors

Não sei bem o que deu em mim para comprar dois mangás de vez. Aliás, sei: a falta de coisas interessantes nas bancas. Até que há bastantes títulos disponíveis, além das revistas da Abril, mas ou eu já li na fase que comprava muitos quadrinhos importados ou simplesmente não me interessam.

Já fazia um bom tempo que não comprava Holy Avenger (R$2.5o). Nas últimas edições que comprei, a arte tinha caído um tanto e os acontecimentos da edição podiam ser contados em cinco páginas. Tinha pensado em pedir pelo correio (meu pai, que gosta do título se candidatou a pagar metade), mas resolvi esperar pelas encadernações, que estão saindo regularmente e são mais bonitinhas que os "panfletos". Comprei esse por ele não se encaixar na série, contando uma história que se passa imediatamente antes do número 1.

Para começar, não é Erica Awano que desenha, mas Lydia Megumi Oide, que desenha a hq online Dado Selvagem. A arte de Lydia tem problemas para manter a consistência dos personagens de um quadro para outro e - principalmente - na arte-final. Há, por exemplo, quadros inteiros em que as retículas usadas para fazer sombras são usadas de forma uniforme, outros nos quais o cenário não está bem finalizado (aliás, a maioria dos cenários se resume aos elementos indespensáveis para a história).

O roteiro, apesar de não estar no mesmo nível das melhores edições da série, é um bom exemplo do que é Holy Avenger, servindo bem como introdução para os novos leitores.

Ainda não li Sakura Card Captors (R$ 2.9o), mas a edição é uma gracinha. O formato é um pouco maior que um livro de bolso, com capa cartonada e miolo de papel jornal. Uma coisa legal é que as onomatopéias japonesas estão lá, junto com as traduções, numa letrinha minúscula. Nunca vi mais que trinta segundos do desenho, mas ouvi falar o suficiente para ficar curioso a respeito dos quadrinhos.

Para quem curte mangás de menininha, Guerreiras Mágicas Rayearth está nas bancas. Quem se ligou no formato pode ir atrás de Samurai X. (RSF)